Excelência Odontologia Especializada

A Clínica

Corpo Clínico

TRATAMENTOS

Dentística Restauradora (Restaurações Estéticas)

Especialidade, também conhecida por desempenhar a Odontologia Estética, atua em tratamentos que visam corrigir imperfeições dentárias utilizando-se de manobras restauradoras, em suas diferentes modalidades, restaurando a beleza e a harmonia do sorriso. O principal foco é o restabelecimento e a reconstrução dos elementos dentários danificados, quer por cárie ou por qualquer outro motivo que levou a destruição parcial ou total do dente.

Nosso diferencial nesta especialidade, oferece o que de melhor existe em restaurações, utilizando-se materiais como resinas diretas de última geração, entre outros, que possam substituir a restauração do antigo amálgama de prata (restauração escura), visando corrigir de pequenas à grandes imperfeições dentárias, além de disfarçar tudo o que pode prejudicar a beleza e harmonia de um sorriso. Por consequência, a estética associa-se a perfeita função dos elementos dentários, pois a restauração de dentes passa a ser uma medida importante para a saúde bucal e geral, já que a permanência de cáries e outras infecções bucais podem causar problemas, inclusive em nível sistêmico (endocardite infecciosa).

Também atuamos com clareamento dentário, um dos campeões dos tratamentos estéticos. Utilizamos o clareamento doméstico, em certos casos, por ser uma técnica que apresenta excelentes resultados, mas que depende, fundamentalmente, do controle periódico profissional, caso a caso.

Endodontia (Tratamento de Canal)

Especialidade da odontologia responsável pelo estudo e tratamento das alterações da polpa dentária (vasos e nervos dentário), e de todo o seu sistema de canais e dos tecidos que circundam o ápice (ponta) destas raízes, bem como das infecções ou alterações que os acometem. Diversas necessidades determinam, muitas vezes, a intervenção da endodontia (tratamento de canal) em seus diferentes aspectos: cáries dentárias, trincas, fraturas, traumas (acidentes diversos e outros eventos), infecções periodontais (infecções gengivais), necessidades protéticas, entre outras, visando a integridade e manutenção do dente e a saúde dos tecidos.

A Endodontia atingiu um alto nível de evolução com o desenvolvimento de técnicas sofisticadas e o emprego de materiais e equipamentos de alta tecnologia, operados por profissionais altamente treinados.

O microscópio operatório, por nós utilizados, oferece muitos benefícios durante os procedimentos clínicos, já que permite grande iluminação e melhor visualização do campo operatório. A alta magnificação (ampliação da imagem) é necessária para auxiliar na localização de canais calcificados, detectar microfraturas, interpretar as complexidades do sistema de canais radiculares, auxiliar na remoção de núcleo intracoronários e de instrumentos fraturados nos condutos radiculares.

Para a especialidade a ampliação da imagem e a iluminação são fundamentais, pois a maior parte dos procedimentos é executada dentro do dente e tradicionalmente é feita por sensibilidade táctil adquirida pela experiência profissional. O microscópio operatório possui ampliação de até 40 vezes, mostrando aspectos internos e profundos do sistema de canais.

A especialidade, ainda conta com um dos mais avançados sistemas de diagnóstico por imagem que é a Radiografia Digital. De forma computadorizada, a imagem é capturada por sensores que, de forma imediata, a imagem é gerada na tela do computador, utilizando-se de um tempo de exposição aos Raios-X, infinitamente menor (0,02 segundos), quando comparado ao método tradicional (0,20 a 0,80 segundos), método este, que se utiliza, ainda, de meios de revelação tradicionais por meio de películas de filmes radiográficos. Em nossa clínica, para que os planejamentos sejam feitos de forma precisa em todas as especialidades, a Radiografia Digital é utilizada de forma a ampliar nossas condutas de tratamento, gerando o menor risco ao paciente em termos de diagnóstico (precisão) e exposição aos Raios-X.

Periodontia (Gengiva)

Periodontia é a especialidade que trata das Doenças Gengivais. Estas doenças (infecções), acometem o sistema de implantação e suporte dos dentes (osso, ligamento periodontal e cemento) e do tecido de proteção de todo este sistema, a gengiva. Todas as alterações patológicas (infecções) que acometem estes tecidos são chamadas de Doenças Periodontais. As doenças periodontais geralmente são causadas pelo acúmulo de placa bacteriana (biofilmes). Quando apenas as gengivas são atingidas pela inflamação provocadas pelo acumulo de placa bacteriana ao seu redor, chamamos de Gengivite. Quando o osso que sustenta os dentes começa a ser afetado provocando a sua destruição e consequentemente mobilidade dentária, chamamos de Periodontite.

Outra atribuição desta especialidade, é a aplicação de correções dos contornos gengivais em suas diversas características (retrações gengivais, enxertos, recontornos gengivais, correção de sorriso gengival, entre tantas outras) realizadas por meio de Cirurgias Plásticas Periodontais.

Implantodontia (Implante Dentário)

Especialidade direcionada ao tratamento do edentulismo (ausência ou perda de dentes) total ou parcial, utilizando-se de pequenos “pinos” de titânio que podem ser instalados cirurgicamente, de forma unitária ou múltipla. Estes implantes são utilizados nas diversas reabilitações protéticas planejadas de forma individual, fazendo a função do que seria a raiz dentária, para a posterior reposição dos respectivos dentes, que serão montados sobre os mesmos.

Ao redor do implante ocorre um fenômeno chamado de osteointegração que é caracterizada pela formação de tecido ósseo que irá incorporar-se a este material permitindo, assim, o seu travamento. Importante ressaltar, que o tecido ósseo deverá manter-se íntegro mesmo quando a prótese, que será instalada sobre o implante em condições tecnicamente perfeitas, entre em função durante os esforços mastigatórios, obtendo o mesmo resultado correspondente ao próprio dente em termos de função e estética. Os implantes, dentro de determinadas condições, poderão receber a prótese sobre de forma imediata (implantes de carga imediata) ou posteriormente (implantes de carga tardia), devidamente analisada, em função da particularidade de cada caso.

Ortodontia (Aparelho Dentário)

Especialidade voltada para a correção da posição dos dentes e dos ossos maxilar e mandibular. A Ortodontia é utilizada quando os dentes apresentam algum desvio ou não se encaixam corretamente na arcada. Além de prejudicar a estética do sorriso, os dentes “tortos” também podem trazer risco à saúde, pois são mais difíceis de serem mantidos limpos, podendo ter sua perda provocada precocemente por alguns fatores, como por exemplo, as cáries e a doenças periodontais (gengivais).

Falhas na posição dos dentes também causam um estresse adicional aos músculos da mastigação, que podem levar às dores de cabeça, disfunção da ATM (Articulação Temporomandibular) e dores na região do pescoço, ombros e até mesmo costas.

Prótese Dentária (Reabilitação Protética, Estética e Funcional)

Especialidade destinada à reposição dos elementos dentários alterados, (alterações estas, provocados pelos mais diversos motivos), ou perdidos. Atua para recuperar a saúde dentária e bucal, função e estética. Utiliza-se de diversos meios de reabilitação, tais como, lentes de contato dentária, facetas laminadas, próteses fixas sobre implantes e dentes, próteses removíveis sobre implantes e dentes, próteses totais, entre outras.

Para um tratamento de excelência, o planejamento por meio de documentações radiográficas, modelos bucais e fotografias da face do paciente, utilizando-nos, também, de uma análise computadorizada por meio de técnicas específicas, conseguimos uma melhor harmonia e equilíbrio entre os dentes e a face do paciente, podendo ser analisado previamente, o provável tratamento protético/estético antes mesmo de iniciá-lo.

Observamos dentes, gengivas, lábios e a face, fazendo uma análise do paciente como um todo!

Outro diferencial de nossa clínica é o mais moderno equipamento Alemão, de alta tecnologia, chamado CEREC (CAD/CAM). Este equipamento permite a realização de dentes em cerâmica, como: lentes, laminados, facetas, jaquetas, coroas e outras formas de reabilitação, no mesmo dia. É feito um escaneamento da área de trabalho na boca do paciente que, de forma imediata, envia a imagem para uma fresadora que, em media 11 minutos, realiza e personaliza o trabalho protético/reabilitador (dente). Por fim, a especialidade visa a melhoria do sorriso, podendo atuar sobre dentes saudáveis, diminuindo ou aumentando-os, mudar formatos, posição, cor, com um mínimo de desgaste.